A Educação forma ou Deforma?

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Com uma boa dose de ingenuidade, há quem afirme que a educação deve contribuir para intensificar a compreensão entre as pessoas e encaminhar o mundo para um tempo de paz e prosperidade sem violências e desconfianças.

A ideia de que a educação pode ser a “redentora da humanidade” foi sendo substituída por argumentos que vão desde os que dizem que ela é um instrumento de manipulação, até aos que são da opinião de que não passa de um aparelho reprodutor da sociedade e da elite dominante que através dela, difunde as ideias politicas de uma determinada classe.

Não admira por isso que as propostas de mudança, de redefinição e reformulação da educação, apareçam com uma certa naturalidade.

Também as funções que o docente deve desempenhar, assim como o perfil que deve possuir, são objeto de discussões que na maior parte dos casos não conduzem a coisa nenhuma.

Porém independentemente das opiniões, tanto os que defendem os modelos educativos, como os que os atacam parecem convergir na necessidade de encontrar uma pedagogia, aberta à evolução e à mudança.

Uns e outros parecem defender a utilização de métodos e processos que assegurem aos participantes uma adaptação ao presente e que seja ao mesmo tempo válida para o futuro, e que apesar da sua incerteza , contribua para a formação de pessoas capazes de reagir positivamente aos contratempos da vida moderna.

A divergência também não é grande no que diz respeito à utilização dos métodos pedagógicos e tanto os que defendem ideias mais conservadoras como os das mais progressistas utilizam aqueles que lhes façam correr menos riscos.

Assim numa boa parte das vezes tanto os discursos dos dirigentes , como os dos docentes, não correspondem por norma às suas práticas. Estes sempre que isso lhes convenha, para controlarem mais facilmente os participantes e eventuais conflitos que surjam, não têm problemas em recorrer com mais frequência aos métodos tradicionais sem que considerem que isso significa uma atitude de rigidez ou uma ideologia conservadora.

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