Overview
ENQUADRAMENTO DO CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
“…aprendi que devemos medir o sucesso não tanto pela posição que atingimos na vida, mas pelos obstáculos que foi preciso superar para o conseguir…” Washington (1901)
A verdadeira vantagem competitiva que as empresas tanto procuram e tanto precisam, está na combinação das competências individuais, nas atitudes profissionais, nas formas de comunicação, essas sim, difíceis de copiar pela concorrência.
Muitas empresas têm-se esquecido de “colocar” a inteligência emocional nos modelos de competências apesar de as mesmas representarem “conjuntos de conhecimentos, capacidades, traços de caráter, atitudes, valores”. Na resultante das competências há três fatores determinantes que dependem uns dos outros: saber agir, para o qual é necessário formação, o poder agir, para o qual é necessário construir o contexto adequado, e o querer agir, onde situamos a Inteligência Emocional.
Finalmente é preciso ir-se para além da inteligência racional, para que a própria economia das competências não se reduza a uma economia de saberes ou de informação. É necessário que cada pessoa, sobretudo através seus pontos fortes possa definir, desenvolver e valorizar os seus investimentos profissionais, onde vai precisar, muito naturalmente, de autonomia e liberdade.
A nível profissional a inteligência emocional pressupõe que é a pessoa que dirige a sua própria vida, relacionando-se bem com os outros, sejam eles difíceis ou fáceis de se lidar. A inteligência emocional depende da capacidade intelectual, da flexibilidade mental, da determinação, do bom estabelecimento de objetivos e, principalmente, do bom equilíbrio emocional.
DESTINATÁRIOS
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Profissionais que por inerência das suas funções necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área.
OBJECTIVOS DO CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
- Incrementar a inteligência emocional para fomentar a eficácia do relacionamento interpessoal;
- Identificar e descrever a inteligência emocional;
- Balizar o atual nível de inteligência emocional pessoal;
- Adotar ferramentas de inteligência emocional para otimizar os relacionamentos interpessoais, em particular no local de trabalho;
- Promover o autodesenvolvimento emocional.
PROGRAMA DO CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.
Módulo 1 -Inteligência Emocional: O que é?
Módulo 2-O Autoconhecimento
Módulo 3-Degraus para a Inteligência Emocional
Módulo 4-Inteligência Emocional para a Eficácia das Relações Interpessoais, com especial incidência no Local de
Trabalho
Módulo 5-Plano de desenvolvimento de Inteligência Emocional
O NOSSO CURSO DIFERENCIA-SE
- Pelos recursos didáticos (manuais, jogos pedagógicos, exercícios, estudos de caso, filmes) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
- pela equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
- por um acompanhamento pedagógico próximo e eficiente.
CERTIFICADO
Para a obtenção do certificado é necessário que concluo o curso de Inteligência Emocional com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.
DURAÇÃO
O curso tem a carga horária de 7 horas.
REQUISITOS DOS PARTICIPANTES
Os participantes no Curso de Formação Pedagógica de Formadores devem ter preferencialmente uma qualificação de nível superior. Se não for este o seu caso e pretender adquirir as competências pedagógicas de formador deverá ter qualificações mínimas ao nível do 9º ano de escolaridade, comprovadas através de certificado de formação português, ou equivalência de certificado de habilitações obtidas no estrangeiro, e ainda 5 anos de experiência profissional, em qualquer área de atividade, comprovada no seu curriculum vitae.