Overview
Formação Pedagógica de Formadores blearning
30/05 a 29/07/22 (pós-laboral)
DESCRIÇÃO DO CURSO
Dando acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de formador , o curso é organizado segundo o Referencial de Formação Pedagógica de Formadores editado pelo IEFP através do Centro Nacional de Qualificação de Formadores.
Representa uma mais-valia para quem pretende ministrar formação, fazer apresentações, organizar reuniões ou simplesmente enriquecer a sua experiência formativa e o seu curriculum vitae.
O CCP de formador permitir-lhe-á ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade, através da empresa em que se encontra inserido, ou de forma independente colaborando com empresas de formação certificadas.
O curso é organizado nas formas presencial, B-learning e E-learning. A forma de organização elearning teve autorização temporária (até 31/05/21) concedida como medida excecional relativa à situação epidemiológica do novo Coronavírus.
O curso blearning decorre decorre em forma de organização mista, (blended), conciliando as sessões presenciais (35h), com as sessões síncronas, realizadas por vídeoconferência (7h), com o estudo assíncrono (48h), realizado com apoio na plataforma moodle.
É aplicada uma metodologia interativa que facilita a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.
É utilizado um conjunto variado de métodos e técnicas pedagógicos de acordo com os objetivos, os públicos-alvo e os contextos de formação. Na componente em eLearning, destacamos o recurso a sessões síncronas/online, fóruns, ebooks interativos, análise de filmes pedagógicos com atores profissionais, realização de webquest e de exercícios individuais e colaborativos.
Nas sessões presenciais em sala e nas sessões síncronas, prevê-se o uso dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, e recorrer-se-á a técnicas ativas como simulações pedagógicas de ensino-aprendizagem, jogos pedagógicos, exercícios em grupo e individuais, análise de filmes pedagógicos, brainstorming, estudo de casos.
DURAÇÃO
Caso o número de formandos por ação ultrapasse os 12 elementos, serão acrescidas à carga horária indicada 2 horas por cada formando adicional.
REQUISITOS DOS PARTICIPANTES
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação pelos participantes dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:
- Devem ter uma qualificação de nível superior;
- Outras pessoas interessadas em adquirir as competências pedagógicas de formador que, não tendo habilitações de nível superior, venham a ministrar módulos de natureza mais operativa, possuam pelo menos 5 anos de experiência profissional, e pretendam ministrar formação a públicos-alvo com nível de habilitações igual ao seu;
- Não tenham qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade;
- Profissionais que detenham competências muito específicas e pouco frequentes no mercado e que possam vir a transmitir essas competências a públicos com nível de qualificação superior ao seu.
OBJETIVOS GERAIS
No final do curso os participantes deverão estar aptos a:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação presencialmente e em eLearning;
- Refletir sobre os sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
COMPETÊNCIAIS A ADQUIRIR
Ao longo da formação os participantes deverão adquirir as seguintes competências:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
Programa B-LEARNING:
Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.
Módulo 1 - Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Módulo 2 -Simulação Pedagógica Inicial
Módulo 4 -Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Módulo 5 - Recursos Didáticos e Multimédia
Módulo 6 - Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Módulo 7 - Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação
Módulo 8 - Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Módulo 9 - Simulação Pedagógica Final
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PIP – PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O Projeto de Intervenção Pedagógica visa a seleção de um módulo de formação que se enquadre na sua área profissional, a partir do qual deverá conceber o planeamento do módulo. Integra três partes:
– Planeamento do Módulo
– Plano de Sessão
– Instrumento de Avaliação
- Recursos didáticos (ebooks, filmes, manuais, jogos pedagógicos, exercícios, fóruns de debate) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
- Equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
- Plataforma colaborativa intuitiva (Moodle);
- Acompanhamento pedagógico próximo e eficiente
- Experiência – já realizamos mais de 800 ações do curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning desde 2002, quando o curso foi re-estruturado da modalidade à distância para o blearning;
- Por a Nova Etapa ter sido distinguida em 1999 e 2000 pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos com 2 prémios para os projetos Formação Pedagógica de Formadores à Distância e Formação Pedagógica de Formadores por Unidades Capitalizáveis;
- Por procurarmos responder às necessidades individuais de cada formando e por integrarmos formandos com necessidades específicas.
Para a obtenção do certificado de conclusão da formação, emitido pela Nova Etapa através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), e do CCP, emitido pelo IEFP através do portal Netforce mediante o pagamento de 50€, é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.
Preço sob consulta
Currículo
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