Formação Pedagógica Inicial de Formadores – 90h

Gratuito
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DESCRIÇÃO DO CURSO

Dando acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de formador , o curso é organizado segundo o Referencial de Formação Pedagógica de Formadores editado pelo IEFP através do Centro Nacional de Qualificação de Formadores.

Representa uma mais-valia para quem pretende ministrar formação, fazer apresentações, organizar reuniões ou simplesmente enriquecer a sua experiência formativa e o seu curriculum vitae.

O CCP de formador permitir-lhe-á ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade, através da empresa em que se encontra inserido, ou de forma independente colaborando com empresas de formação certificadas.

O curso é organizado nas formas presencial e B-learning.

METODOLOGIA

O curso decorre em forma de organização mista, conciliando formação presencial em sala e uma componente de autoformação em ambiente eLearning. É aplicada uma metodologia interativa que facilita a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.

É utilizado um conjunto variado de métodos e técnicas pedagógicos de acordo com os objetivos, os públicos-alvo e os contextos de formação. Na componente em eLearning, destacamos o recurso a sessões síncronas/online, fóruns, ebooks interativos, análise de filmes pedagógicos com atores profissionais, realização de webquest e de exercícios individuais e colaborativos.

Nas sessões presenciais em sala, prevê-se o uso dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, e recorrer-se-á a técnicas ativas como simulações pedagógicas de ensino-aprendizagem, jogos pedagógicos, exercícios em grupo e individuais, análise de filmes pedagógicos, brainstorming, estudo de casos.

DURAÇÃO

O curso encontra-se devidamente homologado pelo IEFP e tem uma duração base de 90h para grupos constituídos entre 8 a 12 formandos.

Caso o número de formandos por ação ultrapasse os 12 elementos, serão acrescidas à carga horária indicada 2 horas por cada formando adicional.

Pode ser desenvolvido nas formas de organização presencial e em Blended Learning.

Blended Learning é uma combinação de formação presencial e de autoestudo, com apoio na plataforma de elearning Moodle, onde encontrará todos os conteúdos do curso, as provas de avaliação e as atividades propostas.

A extensão temporal do curso é compreendida entre um mês e meio e dois meses, sendo estruturado em 9 módulos de formação com uma carga horária de 10h cada.

REQUISITOS DOS PARTICIPANTES

As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação pelos participantes dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:

  • Devem ter uma qualificação de nível superior;
  • Outras pessoas interessadas em adquirir as competências pedagógicas de formador que, não tendo habilitações de nível superior, venham a ministrar módulos de natureza mais operativa, possuam pelo menos 5 anos de experiência profissional, e pretendam ministrar formação a públicos-alvo com nível de habilitações igual ao seu;
  • Não tenham qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade;
  • Profissionais que detenham competências muito específicas e pouco frequentes no mercado e que possam vir a transmitir essas competências a públicos com nível de qualificação superior ao seu.

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso os participantes deverão estar aptos a:

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação presencialmente e em eLearning;
  • Refletir sobre os sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 COMPETÊNCIAIS A ADQUIRIR

Ao longo da formação os participantes deverão adquirir as seguintes competências:

  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Programa B-LEARNING:

Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.








 

PIP – PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

O Projeto de Intervenção Pedagógica visa a seleção de um módulo de formação que se enquadre na sua área profissional (ou que de futuro venha a dinamizar), a partir do qual deverá conceber o planeamento do módulo. Integra três partes:

Parte I – Planeamento do Módulo – que deverá ter no mínimo 4h e deverá contemplar a identificação, o público-alvo, o enquadramento, os objetivos e as competências, a duração, os conteúdos, a metodologia, os recursos didáticos e a avaliação.
Parte II – Plano de Sessão – deverá ser elaborado para a simulação que vai apresentar no módulo 9 – que consiste num excerto do módulo que planeou anteriormente. Poderá aproveitar o seu exercício 6.
Parte III – Instrumento de Avaliação – deverá selecionar o instrumento que melhor se adequa aos objetivos, tema, método pedagógico e destinatários da sessão que permita aferir a aquisição de conhecimentos.

O  Curso de Formação Pedagógica de Formadores realizado na NOVA ETAPA DIFERENCIA-SE:

  • Pelos recursos didáticos (ebooks, filmes, manuais, jogos pedagógicos, exercícios, fóruns de debate) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
  • Pela equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
  • Por uma plataforma colaborativa intuitiva (Moodle);
  • Por um acompanhamento pedagógico próximo e eficiente
  • Por uma maior carga horária presencial em comparação com grande parte da oferta formativa no mercado
  • Por termos realizado mais de 800 ações do curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning desde 2002, quando o curso foi re-estruturado da modalidade à distância para o blearning;
  • Por a Nova Etapa ter sido distinguida em 1999 e 2000 pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos com 2 prémios para os projetos  Formação Pedagógica de Formadores à Distância e Formação Pedagógica de Formadores por Unidades Capitalizáveis;
  • Por procurarmos responder às necessidades individuais de cada formando e por integrarmos formandos com necessidades específicas.

CERTIFICADO e CCP

Para a obtenção do certificado de conclusão da formação, emitido pela Nova Etapa através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO),  e do CCP, emitido pelo IEFP através do portal Netforce mediante o pagamento de 50€,  é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.

Deve concluir os nove módulos de formação com um aproveitamento mínimo de 2 na escala de 1 a 5, que corresponde ao nível satisfatório.

Se não conseguir concluir o curso na ação que iniciou devido a situações de força maior devidamente justificadas, poderá concluir o curso numa outra ação e no período máximo de 6 meses, a contar da data em que iniciou o seu primeiro módulo de formação.

Testemunhos

Testemunhos

Detalhes do Curso

  • Módulos 0
  • Quizzes 0
  • Nivel Formador
  • Lingua Português
  • Alunos 8
  • Certificação Self
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Instructor

Nova Etapa

Gratuito

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