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Last updated Março 12, 2024

Formação Pedagógica de Formadores blearning – CCP

16/04 a 19/06(pós-laboral) e 22/04 a 20/06 (laboral)

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Formação Pedagógica de Formadores blearning – CCP<p>16/04 a 19/06(pós-laboral) e 22/04 a 20/06 (laboral)<p>

Overview

Formação Pedagógica de Formadores blearning

16/04 a 19/06/24 (pós-laboral)

22/04 a 20/06/24 (laboral)

DESCRIÇÃO DO CURSO

Dá acesso à profissão de formador

CCP e Referencial de Formação Pedagógica de Formadores

Dando acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) de formador , o curso é organizado segundo o Referencial de Formação Pedagógica de Formadores editado pelo IEFP através do Centro Nacional de Qualificação de Formadores.

Vantagens do curso de Formação Pedagógica de Formadores e do CCP

Representa uma mais-valia para quem pretende ministrar formação, fazer apresentações, organizar reuniões ou simplesmente enriquecer a sua experiência formativa e o seu curriculum vitae.

O CCP de formador permitir-lhe-á ministrar formação profissional certificada em qualquer área de atividade, através da empresa em que se encontra inserido, ou de forma independente colaborando com empresas de formação certificadas.

Formas de organização do curso

O curso é organizado nas formas presencial, B-learning e E-learning. A forma de organização elearning teve autorização temporária (até 31/05/21) concedida como medida excecional relativa à situação epidemiológica do novo Coronavírus.

curso blearning decorre decorre em forma de organização mista, (blended), conciliando as sessões presenciais (35h), com as sessões síncronas, realizadas por vídeoconferência (7h), com o estudo assíncrono (48h), realizado com apoio na plataforma moodle.

É aplicada uma metodologia interativa que facilita a transmissão de conhecimentos, a aprendizagem de saberes, o desenvolvimento pessoal e a evolução de comportamentos.

É utilizado um conjunto variado de métodos e técnicas pedagógicos de acordo com os objetivos, os públicos-alvo e os contextos de formação. Na componente em eLearning, destacamos o recurso a sessões síncronas/online, fóruns, ebooks interativos, análise de filmes pedagógicos com atores profissionais, realização de webquest e de exercícios individuais e colaborativos.

Nas sessões presenciais em sala e nas sessões síncronas, prevê-se o uso dos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, e recorrer-se-á a técnicas ativas como simulações pedagógicas de ensino-aprendizagem, jogos pedagógicos, exercícios em grupo e individuais, análise de filmes pedagógicos, brainstorming, estudo de casos.

DURAÇÃO

O curso encontra-se devidamente homologado pelo IEFP e tem uma duração base de 90h para grupos constituídos por 12 formandos.

Caso o número de formandos por ação ultrapasse os 12 elementos, serão acrescidas à carga horária indicada 2 horas por cada formando adicional.

Pode ser desenvolvido nas formas de organização:

  • – presencial
  • – blended Learning – é uma combinação de formação presencial e de autoestudo, com apoio na plataforma de elearning Moodle, onde encontrará todos os conteúdos do curso, as provas de avaliação e as atividades propostas.
  • – eLearning (com autorização temporária até 31/05/21)é uma combinação de sessões síncronas realizadas por videoconferência e de autoestudo assíncrono, com apoio na plataforma de elearning Moodle, onde encontrará todos os conteúdos do curso, as provas de avaliação e as atividades propostas.

A extensão temporal do curso é compreendida entre um mês e meio e dois meses, sendo estruturado em 9 módulos de formação com uma carga horária de 10h cada.

REQUISITOS DOS PARTICIPANTES

As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação pelos participantes dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar e ainda as condições de acesso indicadas no Referencial de Formação Pedagógica de Formadores do IEFP.

Referimos abaixo, de forma sintética, e aqui, de forma detalhada, os requisitos relacionados com a escolaridade e experiência profissional:

  • Deter uma qualificação de nível superior;
    ou
    • Nos casos em que o(a) candidato(a) a Formador(a) pretenda desenvolver a atividade formativa em componentes de cariz técnico associadas a unidades ou módulos de formação orientados para
    competências de natureza mais operativa, deter uma qualificação de nível não superior, correspondente, pelo menos, ao 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento, desde que tenha também uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos.

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso os participantes deverão estar aptos a:

  • Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação presencialmente e em eLearning;
  • Refletir sobre os sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Programa B-LEARNING:

Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.

Módulo 1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil

É um módulo de introdução ao curso que faz o enquadramento da formação em Portugal e ainda  aborda os conceitos de aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.

Módulo 2 -Simulação Pedagógica Inicial

Módulo 3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

O 3º módulo aborda os aspetos da comunicação pedagógica, do comportamento relacional na formação, os princípios de PNL, a diversidade dos grupos na formação e a gestão de conflitos.

Módulo 4 -Metodologias e Estratégias Pedagógicas

O 4º módulo aborda os métodos e as técnicas pedagógicas, os conceitos da pedagogia diferenciada e da criatividade.

Módulo 5 – Recursos Didáticos e Multimédia

O 5º módulo aborda as regras de utilização e os critérios de seleção dos recursos didáticos, a gestão do espaço de formação, bem como a construção de apresentações multimédia.

Módulo 6 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

O 6º módulo aborda os Conceitos e Princípios da Aprendizagem a Distância, os conceitos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, as funcionalidades e finalidades das LMS, o papel do eformador e as comunidades virtuais de aprendizagem.

Módulo 7 – Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação

O 7º módulo aborda a formulação correta dos objetivos operacionais, bem como, as etapas de um plano e de um programa de formação e as linhas orientadoras de planificação de uma sessão de formação.

Módulo 8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens

O 8º módulo aborda a avaliação da aprendizagem, as técnicas e instrumentos, as escalas, a subjetividade na avaliação, a avaliação da qualidade da formação e o impacto da formação.

Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final

Por fim o último módulo é um módulo totalmente presencial e pretende-se que cada formando, no seu final, esteja apto, principalmente, a preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação.

A simulação/autoscopia tem a duração de 8 a 10 minutos, os objetivos devem estar bem definidos e o material de apoio deve ter uma sequência lógica e compreensível, dentro do tempo definido. O tema para a simulação final deve ser retirado do exercício 8 “Projeto de Intervenção Pedagógica – PIP” e associado à sua área profissional.

Este módulo é repartido por vários dias, no entanto, todos os participantes devem estar preparados para dinamizar a simulação no 1º dia deste módulo. Aquando da apresentação da simulação, o participante será filmado para, posteriormente, analisar o seu desempenho e serem propostas melhorias.

PIP – PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

O Projeto de Intervenção Pedagógica visa a seleção de um módulo de formação que se enquadre na sua área profissional, a partir do qual deverá conceber o planeamento do módulo. Integra três partes:

– Planeamento do Módulo

– Plano de Sessão

– Instrumento de Avaliação

  • Recursos didáticos (filmes, manuais, jogos pedagógicos, exercícios, fóruns de debate) especialmente concebidos por uma equipa técnica especializada em Educação;
  • Equipa de formadores com comprovada experiência pedagógica;
  • Plataforma colaborativa intuitiva (Moodle);
  • Acompanhamento pedagógico próximo e eficiente
  • Experiência – já realizamos mais de 800 ações do curso de Formação Pedagógica de Formadores blearning desde 2002, quando o curso foi re-estruturado da modalidade à distância para o blearning;
  • Por a Nova Etapa ter sido distinguida em 1999 e 2000 pela Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos com 2 prémios para os projetos  Formação Pedagógica de Formadores à Distância e Formação Pedagógica de Formadores por Unidades Capitalizáveis;
  • Por procurarmos responder às necessidades individuais de cada formando e por integrarmos formandos com necessidades específicas.

Para a obtenção do certificado de conclusão da formação, emitido pela Nova Etapa através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO),  e do CCP, emitido pelo IEFP através do portal Netforce mediante o pagamento de 50€,  é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.

Deve concluir os nove módulos de formação com um aproveitamento mínimo de 2 na escala de 1 a 5, que corresponde ao nível satisfatório.

Se não conseguir concluir o curso na ação que iniciou devido a situações de força maior devidamente justificadas, poderá concluir o curso numa outra ação.

Preço sob consulta

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